Lentes Oftálmicas

Dispomos de uma ampla gama de lentes oftálmicas de grande qualidade.

Peça o seu orçamento por email: mail@domusoptica.pt

Não se esqueça de incluir a sua graduação!

 

Tipos de Lentes Oftálmicas:

MONOFOCAIS

Estas lentes são as mais comuns. São lentes de visão simples e que se destinam a um só campo de visão, ou seja tem só uma graduação. Estas podem compensar todas as ametropias:

Miopia: com lentes monofocais denominadas meniscos negativos.
Hipermetropia: com lentes monofocais denominadas meniscos positivos.
Astigmatismo: com lentes monofocais denominadas tóricas, que são a combinação de uma superfície tórica o cilíndrica com uma esférica.

MULTIFOCAIS

As multifocais constituem dois ou mais campos de visão, com distâncias focais diferentes, classificadas em bifocais, trifocais ou progressivas. Elas são como que duas ou mais lentes simples unidas num só bloco, onde uma parte é empregada para visão de longe e outra para visão de perto. Quanto mais aperfeiçoada é a lente multifocal, menor é o desconforto do usuário, devido à diminuição do chamado salto de imagem e a aberração cromática.

O salto de imagem é provocado pela diferença de efeito prismático entre a parte empregada para visão de longe e o segmento (nome dado à parte da lente que se destina à visão de perto), cujos centros ópticos normalmente se colocam afastados um do outro, provocando um deslocamento da posição da imagem entre a visão de longe e a visão de perto. Com a elaboração de tipos de segmentos nos quais se procura aproximar mais os centros ópticos, bem como a elaboração de lentes de focos progressivos, o problema do salto de imagem tem sido satisfatoriamente solucionado.

Bifocais:

São lentes com dois campos de visão, sendo um para longe e outro para perto, separados por uma linha divisória visível. São usados por pessoas que possuem presbiopia (falta de visão para perto).

 

Materiais de lentes oftálmicas

MINERAL (vidro):

Estas são menos resistentes e mais pesadas do que as de outro tipo de material. Esse tipo de lente tem grande utilização para utilizadores que estão frequentemente expostos a regiões com vento e areia, trabalham na construção civil, etc., pois arranham com menos facilidade do que os demais materiais.

ORGÂNICO (resina plástica):

Estas tem maior resistência a impactos do que as lentes minerais, porém riscam com mais facilidade, sendo necessário maior cuidado no seu manuseio.

POLICARBONATO:

Uma lente altamente resistente, muito utilizada para armações de 3 peças, porém arranha com facilidade, o que torna o tratamento anti-risco obrigatório. Ideal para atletas ou pessoas que precisem de óculos mais resistentes. São mais leves e mais finas do que as lentes orgânicas comuns.

 

Como escolher as melhores lentes para si:

Depois de consultar o seu oftalmologista e deste lhe receitar a sua graduação normalmente fica também decidido qual o tipo de lentes em termos de campo de visão que vai necessitar, nomeadamente lentes monofocais, lentes bifocais, ou lentes progressivas.